domingo, 1 de janeiro de 2012

A moça da foto me enganou...

Quando estava grávida eu acreditava na moça da foto. A moça de cabelo arrumado, sem olheiras, sorridente,que amamenta elegantemente, de forma tão natural e sem dificuldade.
Aliás, achava que, bastava querer e pronto: eu seria a moça da foto.
Amigas desavisadas, sinto informar que não basta querer. Tem que ser uma super mulher.
Durante a gestação, depois de minha experiência no banco de leite do imip orientando tantas mães, de muito ler e reler,de esfregar esponja no mamilo no banho, puxar e puxar o pobre mamilo, passar creme com lanolina dois meses antes do parto, achei -mesmo- que ia tirar de letra.
Achei que iria bem linda e etérea sentar na cadeira de balanço lindíssima do quarto do betinho e,pronto, amamentar como quem toma um copo de coca-cola.Não foi.
Na maternidade, só ouvi elogios. Que a pega era maravilhosa, que nunca tinham visto uma mãe de primeira viagem com tanto jeito pra coisa, que eu nem precisava da visita do banco de leite. Mas,já na última noite de internação, o pequeno chorando sem parar, a mãe chorosa aqui chamou a moça do berçário.
-Ele só chora,eu já coloquei no peito, já mudei de peito,já fiz de tudo e ele só chora.
-Quem é a médica dele?
-Dra fulana.
-Ela libera complemento. Vou dar um Nan pra ele e já trago ele de volta.
Ela mal fechou a porta e eu cai em prantos.Meu filho,com menos de 48h ia tomar Nan???Que mãe era eu??? Depois do nan e umas poucas horas de sono, voltei firme para o batente da amamentação. Mas já saímos da maternidade direto para a farmácia. Nossa sábia pediatra disse: compre uma lata de similac,só pra ter em casa, pois é melhor que em determinada noite, quando a dificuldade for grande, você dê o leite e volte a amamentar descansada no outro dia,do que você abandonar a amamentação. Fiz, comprei o bendito.
Chegando em casa começou uma nova fase de choro: bicos feridos. Aquele peito ficando enorme, cheio de leite depois da apojadura, com aquela febre e os calafrios caracteristicos. Ninguém te avisou?É,geralmente é assim.
Então lá está você, com os seios doendo de morrer de tanto leite, os bicos feridos, uma criaturinha que não mama tão rápido quanto você produz e, quando mama, te causa uma dor que te entristece. Ninguém quer sentir dor amamentando, você quer sorrir e olhar seu filho. Mais os bicos feridos fazem doer muito, e você deseja secretamente acabar com aquilo tudo.
Mas não pode, você sabe que é importante,que precisa amamentar. Você quer amamentar. Enviei,então,meu marido para comprar uma bomba eletrônica.Que alívio. Eram potes e potes de leite tirados, e o pequeno alimentado na mamadeira. Mas,confesso, que eu não podia, não ousava deixar que ninguém desse mamadeira pra ele. Tinha que ser eu. Então era mamadeira, peito, mamadeira, peito. Mas sempre leite materno. Quando achava que o leite ameaçava escassear, colocava o pequeno só pra mamar ao seio e logo a coisa melhorava.
Mas ao fim de dois meses, ele já estava apegado à sua mamadeira. E agora?
E agora que ele passou cada vez mais para o complemento.O mesmo complemento que,em 2 meses, ele havia tomado 5 vezes.Se irritava com o seio, não queria, se debatia. A mamadeira era o que acalmava ele. E o leite,ah o leite...o leite se foi. Então ele passou a se alimentar só de fórmula.
Lembro como estava nervosa,com vergonha de contar pra pediatra...e como ela me tranquilizou. ¨Olha, amamentar é importante. Mas essencial é alimentar o seu filho. Ele está desenvolvido, ganhando peso muito bem. Se a amamentação não deu certo,paciência. Mas você está fazendo o que é mais importante,que é alimentar ele¨.


E desencanei. Então queria dizer pra você,que vai amamentar: coragem minha amiga. Faça tudo pra dar certo. Mas, se não der, não se desespere. As pessoas que tanto nos cobram a amamentação, não sabem as dificuldades que cada uma enfrenta. É importante? É. Mas o essencial mesmo é você alimentar o seu filho.

E isso,eu tenho certeza, você fará muito bem.

6 comentários:

  1. Bonito relato Vanessa!!! Ainda não sou mãe, mas amei seu post sobre amamentação, amamentar sem cobranças e sem culpa, se não der paciência!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Tb adorei...quem sabe se esse blog não se torna uma guia para mães hein? bjos Van !!!! - Márcia Domingos.

    ResponderExcluir
  4. Não só me iludir com a amamentação, mas em relação a tudo... todos dizem nunca mais vc vai dormir, o 1º mês é dificil, mas passa... Mas não te detalham pq vc não vai dormir e nem pq não vai dormir e que o 1º mês não é dificil é HORRIVEL, MAS graças a Deus passa!!

    ResponderExcluir
  5. Temos sentimentos tão controversos né? acho a maternidade um grande dualismo...

    ResponderExcluir
  6. Tb tive essa dificuldade em relação a amamentação, mas quando minha filha passou para a formula definitivamente, não me senti "menos mãe" por isso. Quem observa, acha que é fácil... Milena Melo

    ResponderExcluir

Fala mãe!