quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

¨Aproveita para dormir enquanto ele não nasce!¨


Olha, conselho bem dado é esse que toda grávida já ouviu inúmeras vezes: ¨aproveite agora para dormir, porque depois que ele nascer você não poderá mais¨. Verdade. Pena que sono não é coisa que a gente possa acumular para descontar quando precisa,né?
O sono do bebê é um capítulo bem a parte mesmo. Agora mesmo, 23:55, enquanto escrevia, meu filho acordou porque a chupeta caiu da boquinha enquanto dormia. Cada bebê tem suas manias, e nos pegamos achando que vamos habituar a dormir só no escuro, no próprio berço, adormecer sozinho sem ninguém embalar e outras coisas que ¨dizem que é bom¨.
Esqueceram de te avisar algumas coisas também: você não vai querer que esteja escuro cada vez que for verificar se ele está mesmo respirando, o berço que está no lindo quarto do bebê geralmente vai contra a praticidade (já explico) e ver aquele bebezinho choramingando no berço porque quer um colinho derrete qualquer mãe. Ou quase todas.
Nos primeiros dias, a maior parte deles dorme pouco e o tempo todo. Acorda,come, troca fralda, dorme. E repete. Muitas mães acabam não conseguindo aproveitar as dormidas diurnas do bebê, porque a casa está movimentada, por causa das visitas, porque têm outras coisas pra cuidar, cada qual com sua razão. O problema é que aquelas 3 horas (se muito), somadas, que você dorme durante à noite não dão para nada!
E aí entram os inimigos do berço oficial: carrinho e berço portátil. Você,que mal dorme, não vai aguentar ainda ter que levantar todas as vezes que ouvir um ruído esquisito na babá eletrônica. Sem falar as horas que cismamos de vê-los, mesmo sem ruídos ou razão.
Você vai acabar levando ele para dormir no seu quarto. Definitivamente. Mas não se desespere,tenho boas notícias: ele vai começar a dormir mais durante a noite, ficar mais acordado durante o dia e, alguns, até dormem a noite toda.
O meu dorme a noite toda. Oba??? Ainda não. Ele adormece com a chupeta e, quando está ferrado no sono, a solta. Por volta das 4 horas da manhã, começa o choramingo dormindo, atrás da chupeta. Se contorce, vira a boquinha para o travesseiro, busca por ela em todos os lugares. Eu sei que, se não der, ele vai acordar. Quem quer arriscar ouvir um ¨agu¨ e ver um sorrisão de quem quer brincar em plena madrugada?
Então começa o ¨bota chupeta - deita- levanta-bota chupeta¨. Você vai cansar e cometer o próximo pecado capital, o que você seeempre disse que não ia fazer: vai trazer o pequeno para a sua cama. É mais fácil recolocar a chupeta com ele ali,do lado. Já tentei, quando ele parecia profundamente adormecido, levar de volta ao berço. Imediatamente, começa o contorcionismo e o choro. Parece que tem um alarme de berço.
Mas é melhor do que o início. Garanto que é!
Uma dica valiosa: se sua mãe for ficar uns dias, e dormir no quarto do bebê, deixe a vovó vigiando o sono dele e vá dormir.Melhor alguém ter descansado do que ninguém, certo? A tentação é grande, tem uns ciumes, uma nóia de mãe de que ela não irá te acordar e vai dar a nefasta mamadeira pra ele (fala sério, a gente pensa sim! Nossa mãe cheia de pena de nos ver com sono? achamos meeeesmo que ela vai dar a tão temida mamadeira). Mas me ouça: implore que ela lhe acorde para dar de mamar e VÁ DORMIR.
Amanhã é (sempre) outro longo dia, seguido de outra longa noite.
Sua experiência pode variar em uma coisa ou outra, mas não vai ser muito diferente.E você não vai dormir muito mais do que isso. Mas, agora, com um bebê de quatro meses, eu te digo: vai ficando,aos poucos,melhor.

Bons - curtos-sonhos,mamães!

3 comentários:

  1. Q alento saber q vai melhorando... rsrsrsrrs
    Hoje fiz um depósito na minha poupança do sono, mesmo sabendo q n vai adiantar nda! kkkkkkkk Dormi das 13:30 até as 16:30 =P

    ResponderExcluir
  2. Eu cheguei ao ponto de pedir para minha mãe dar a danada da mamadeira para eu dormir um pouquinho, mas fiquei com um peso na conciencia e não consegui dormir nada pensando em dar o peito...

    ResponderExcluir
  3. Gente, esse assunto do sono é sério...a gente brinca tanto antes deles nascerem,mas nao imagina o quanto vai pesar.

    ResponderExcluir

Fala mãe!